top of page
Gemini_Generated_Image_ry1ffry1ffry1ffr_edited_edited.jpg

TRON: Ares e a Criação da trilha sonora

  • Foto do escritor: Ju Puccia
    Ju Puccia
  • 19 de out.
  • 3 min de leitura
TRON: Ares

O trailer de TRON: ARES já dava uma pista, e o filme confirma: a música do mais novo filme da icônica saga TRON (já disponível nos cinemas) não se parece com nada que você tenha ouvido antes. Não é de se surpreender, então, que por trás das composições que fazem parte da trilha sonora esteja a aclamada banda de rock Nine Inch Nails (NIN), conhecida por seu som eletrônico único, cru e com forte pegada industrial.


Após um hiato de cinco anos desde o lançamento de seu último álbum, a banda formada por Trent Reznor e Atticus Ross está de volta com um álbum irresistível, que completa à perfeição a visão do diretor Joachim Rønning para o novo filme, centrado em um programa digital chamado Ares (Jared Leto) que é enviado ao mundo real em uma perigosa missão, marcando o primeiro encontro cara a cara da humanidade com a inteligência artificial.


Lançado em meados de julho, o primeiro single “As Alive As You Need Me To Be” abriu as portas para o universo sonoro do novo álbum, que foi lançado em todo o seu esplendor no dia 19 de setembro.


MÚSICOS PIONEIROS PARA UMA SAGA PIONEIRA


Em termos de trilhas sonoras, TRON: ARES dá continuidade a uma tradição vanguardista iniciada em 1982 com TRON, o primeiro filme da saga, cuja música inconfundível foi composta pela inovadora compositora Wendy Carlos. Vinte e oito anos depois, chegou TRON: O LEGADO, uma sequência com a marca sonora de outro ícone global da música eletrônica, a dupla francesa Daft Punk. “Sentimos uma enorme responsabilidade após as trilhas sonoras de Wendy Carlos e Daft Punk. Então, quando pensamos neste filme, não apenas em quem se encaixaria criativamente, mas também em quem seria um exemplo de pioneiro digital, pensamos no Nine Inch Nails. O fato de eles fazerem a trilha sonora é um sonho que se tornou realidade”, confessa o produtor Sean Bailey.


Formada em 1988 por Reznor, NIN conquistou um amplo reconhecimento na década de 1990 com sucessos como “Closer” e “Hurt”, consolidando-se como uma das bandas mais inovadoras e influentes da música moderna. A fusão com sons industriais, eletrônicos, rock e ambiente tornou-se sua marca registrada, cristalizada em composições emocionalmente cruas e sonoramente agressivas.


TRON: ARES é a primeira trilha sonora para os cinemas criada pela NIN, mas não por seus integrantes sob seus próprios nomes. Reznor e Ross já compuseram 20 trilhas sonoras ao longo de suas carreiras, tendo conquistado dois Oscars® pelo trabalho em A REDE SOCIAL e SOUL da Disney e Pixar, três Globos de Ouro®, um GRAMMY® e um Emmy®.


tron: ares

ARQUITETURA SONORA


A trilha sonora de TRON: ARES representa uma mudança ousada em relação às anteriores da saga. Em sintonia com a história central do filme, as 24 músicas que compõem o álbum explodem com toda a força da banda e ressaltam os sentimentos de perigo, melancolia e dinamismo que permeiam o filme. Para criar essas atmosferas, a NIN construiu uma arquitetura sonora hipnótica, feita com sintetizadores pulsantes, texturas distorcidas e melodias inquietantes, sem um único segundo de orquestra.


O produtor Russell Allen conclui: “Foi difícil dar continuidade ao legado das trilhas sonoras anteriores de TRON, já que elas foram tão bem recebidas. Mas acho que as pessoas falarão sobre a música de TRON: ARES da mesma forma que falaram sobre a música dos filmes anteriores de TRON”.


TRON: ARES já está em cartaz nos cinemas.


SIGA TAMBÉM AS REDES SOCIAIS DO TME GAMES:

Comentários


bottom of page