top of page
LOGO FINAL.jpg

Jovens talentos da Amazônia estarão na gamescom latam

  • Foto do escritor: Ju Puccia
    Ju Puccia
  • 25 de abr.
  • 3 min de leitura
gamescom latam
Vencedores da Mostra Competitiva (Foto: Divulgação/Instituto Gamecon)

Quinze jovens desenvolvedores de jogos digitais da Amazônia Legal estão prestes a viver uma experiência transformadora. Eles vão participar da gamescom gatam 2025, a maior feira de games da América Latina. Com apoio do Instituto Gamecon, os vencedores da Mostra Competitiva de Jogos e da Gamecon Jam, realizadas durante a Gamecon Acre 2024, embarcam ainda neste mês de abril para São Paulo, onde vão apresentar seus projetos a um público formado por gigantes da indústria global.


A ida à Gamescom Latam surge como uma oportunidade estratégica na trajetória desses jovens da região da Amazônia, que levam seus jogos para o centro das discussões da indústria na América Latina. O evento reúne desde estúdios independentes até grandes empresas do setor, passando por companhias de tecnologia, criadores de conteúdo e profissionais do mundo todo, um espaço propício para trocas, contatos e projeção no mercado.


“Esse é nosso esforço para o fortalecimento da cadeia criativa e tecnológica nos estados da Amazônia Legal, colocando desenvolvedores da região no centro de uma das indústrias que mais cresce no mundo”, afirma Ana Paula Rocha, CEO da Gamecon.


Segundo o relatório Newzoo’s Year in Review: The 2023 Global Games Market in Numbers, o setor global movimentou US$ 184 bilhões no último ano, com 3,38 bilhões de jogadores ativos em todo o mundo. O Brasil ocupa posição de destaque nesse cenário: é o décimo maior mercado mundial, com mais de 102 milhões de jogadores e receita estimada em US$ 2,5 bilhões.


Além de mostrarem seu talento, os jovens desenvolvedores terão a chance de absorver tendências, apresentar suas criações e demonstrar a força criativa que emerge da floresta, mostrando o potencial da Amazônia para além de seu valor como patrimônio natural, como potência cultural e digital.


Primeiro colocado na Mostra Competitiva com o game A Clareira, Lui Almeida conta que saiu do Amazonas pela primeira vez para participar da Gamecon no Acre. A experiência no evento permitiu que ele conhecesse pessoas do universo dos desenvolvedores de games que já admirava e acompanhava à distância.


“Quero recriar, na Gamescom Latam, o sentimento que tive no evento do Acre: conhecer muitas pessoas incríveis, ainda mais por ser o maior evento do segmento na América Latina. Minha maior expectativa é fazer conexões com gente de todos os cantos do mundo”, disse Lui.


Sobre o Instituto Gamecon


O Instituto Gamecon é uma organização sem fins lucrativos dedicada à promoção da cultura digital, da inovação e do desenvolvimento de talentos criativos no campo dos jogos eletrônicos. O Instituto realiza ações de formação, incentivo e visibilidade para jovens desenvolvedores do país. A Gamecon, um dos principais projetos da instituição, une tecnologia, educação e cultura, funcionando como plataforma de conexão entre novos criadores e o mercado global de games.


A Gamecon Acre 2024 foi um evento gratuito e aberto ao público, realizado no segundo semestre do ano passado, que transformou Rio Branco em um polo da cultura gamer, com painéis, oficinas, rodas de conversa, premiações e competições de desenvolvimento de jogos.


Conheça os participantes da delegação Gamecon Acre na Gamescom Latam 2025:


  1. Inácio de Sousa Santos | RoboGAL – TwinkleSoft

  2. Diego de Lemos Bastiani | Project Chameleon – AnonymousKing

  3. Lavie Murchio Beltrão | CODE Bunny – Seventh Star Soft

  4. Vanessa da Silva Kaneko | North Athens – Bored Cat

  5. Francisco Pinto Moreira | Guardião Soturno: Redenção na Escuridão – KGAMES

  6. Ciro Facundo de Almeida Netto | Guardião Soturno: Redenção na Escuridão – KGAMES

  7. André Luiz Souza de Almeida (Lui Almeida) | A Clareira – Ice Head Studio

  8. Nicole Silveira | A Clareira – Ice Head Studio

  9. Alonso Martins de Araújo | KAPOK – Capivárias Sônicas

  10. Daniel Gomes Chaves | KAPOK – Capivárias Sônicas

  11. Ítalo Ney Moreira de Oliveira | KAPOK – Capivárias Sônicas

  12. João Kevin Santana Hoyle | KAPOK – Capivárias Sônicas

  13. Marcos Vinícius Mesquita de Moraes | KAPOK – Capivárias Sônicas

  14. Carlos Henrique Cândido do Nascimento | Parasia – Abacate Entertainment

  15. Thiago Costa Linhares | Carbon 0 – Moonlight


gamescom latam
Foto: Divulgação/Instituto Gamecon

SIGA TAMBÉM AS REDES SOCIAIS DO TME GAMES:


Comentários


bottom of page