top of page
LOGO FINAL.jpg

Indie Brasilis: Catálogo de Games Nacionais, de Renato Degiovani e Kao Tokio, abre campanha de financiamento coletivo

  • Foto do escritor: Ju Puccia
    Ju Puccia
  • 19 de ago.
  • 2 min de leitura

Indie Brasilis

O desenvolvedor de jogos digitais Renato Degiovani e o jornalista de games Kao Tokio deram início à campanha de financiamento coletivo para a publicação do "Indie Brasilis: Catálogo de Games Nacionais – De Aventuras na Selva [1981] à sua versão mobile [2024]", projeto que conta a história de 60 jogos produzidos por designers brasileiros, resgatando as origens da produção nacional de jogos até os dias atuais. O projeto é formado por um livro físico, que deverá ser impresso, contando a história de games icônicos como Amazônia, Horizon Chase, Pixel Ripped e Unsighted, entre outros, um site homônimo com atualização permanente, trazendo informações sobre outros games, e um canal de vídeos, contendo entrevistas com os desenvolvedores de jogos do país.


indie brasilis

"O livro Indie Brasilis trará um compilado de informações de jogos clássicos das décadas de 1980 até 2020 e, pela primeira vez, detalhes de games muito pouco conhecidos ou sem quaisquer registros, a exemplo de Disco Laser e Aventuras na Serra Pelada, desenvolvidos para computadores baseados na tecnologia ZX Spectrum, os games criados pelos jovens cearenses dos estúdios PISC/GENES, em meados da década de 1980, e projetos como Ciber Cabra, SambaSim e Tacape, entre outros", informou Kao Tokio, um dos autores, destacando a ampla pesquisa para a elaboração da obra.


"Duas coisas ficaram bem evidentes durante esse nosso trabalho de selecionar [os jogos integrantes do livro], a quantidade grande de jogos que a gente tinha tido muito pouco contato ou tinha apenas ouvido falar e, atualmente, a gigantesca quantidade de jogos que não estão aparecendo em lugar nenhum, por mais que se tenham eventos e sites de jogos que 'pseudo' dão espaço a jogos brasileiros, tem uma quantidade de jogo saindo nos últimos dez anos que é fantástica, mas não se ouve falar deles em lugar nenhum", afirmou Degiovani, defendendo a relevância da iniciativa.


ree

O projeto conta, ainda, com a Galeria IndieDevs Brasilis, espaço online no qual as pessoas do mercado desenvolvedor de jogos podem inserir informações se seus currículos profissionais e links de trabalhos autorais, compondo um panorama do game design brasileiro. Interessados podem inserir informações formulário online, gratuitamente em https://forms.gle/SGT5Ld72WVz2s5kL9.


A iniciativa conta com patrocínio dos sites Tilt.net e Xuti.net, apoio institucional do site especializado Indústria de Jogos, da Game Jam Plus, maior maratona de criação de jogos da atualidade, da publicadora WarpZone, do evento Retrocon, e do portal de notícias Quebrando o Controle.


indie brasilis

O site do projeto já está online, em indiebrasilis.com.br, e os interessados em oferecer apoio e incentivo ao projeto, podem acessar a página da campanha na plataforma Catarse, em catarse.me/IndieBrasilis.


Acompanhe mais em:


indie brasilis

SIGA TAMBÉM AS REDES SOCIAIS DO TME GAMES:

Comentários


bottom of page