Abragames lidera delegação brasileira na Alemanha
- Ju Puccia

- 18 de ago.
- 3 min de leitura

A Abragames (Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Games), por meio do Brazil Games – projeto setorial de exportação realizado pela associação em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos), lidera mais uma importante iniciativa de negócios e internacionalização da indústria brasileira de games. Entre os dias 17 e 24 de agosto, a Associação irá conduzir uma comitiva de 48 estúdios brasileiros de desenvolvimento de games em dois dos principais eventos globais do setor. Na cidade de Colônia, na Alemanha, a programação tem início com a devcom, conferência voltada ao ecossistema de desenvolvedores, que acontece entre os dias 17 e 19, e termina na gamescom, o principal evento B2C de games da Europa, de 20 a 24 do mesmo mês.
"Participar de eventos como a devcom e a gamescom é um passo fundamental para posicionar ainda mais o Brasil como um polo criativo e competitivo no cenário global”, destaca Rodrigo Terra, presidente da Abragames. “É uma oportunidade estratégica para nossos estúdios internacionalizarem suas marcas, fecharem negócios, ampliarem a rede de contatos e conquistarem novos mercados".
Além de Rodrigo Terra, a delegação brasileira será acompanhada por Patricia Sato, gerente do Projeto Brazil Games. O objetivo é promover a indústria nacional, dar visibilidade ao trabalho dos estúdios brasileiros e fortalecer a imagem do Brasil como referência em criatividade e inovação no segmento.
"Essas iniciativas ampliam a presença internacional do Brasil e ajudam a promover a nossa indústria. Como resultado desse tipo de ação, destacam-se o crescimento de estúdios independentes a partir de exposição e investimentos, a criação de novos pontos de contato e a geração de negócios", pontua Patricia. “Em 2024, a participação brasileira na gamescom resultou em importantes contratos que estiveram em vigor ao longo dos doze meses seguintes ao evento”.
Durante a devcom, Rodrigo Terra será palestrante de uma sessão dedicada ao Marco Legal dos Games, na qual abordará as lições do marco legal no Brasil e quais seus próximos passos. A palestra acontece no dia 19 às 15h15, no Palco 5 – Confex, Nível 2. Já na gamescom, o Brazil Games promoverá um café da manhã de negócios e imprensa de 20 a 22 de agosto, no próprio estande, localizado no hall 03.2 - stand B030g - C031g.
"Mais do que uma vitrine, eventos internacionais como a gamescom e a devcom são espaços de troca de experiências, aprendizado e conexão. É onde os desenvolvedores brasileiros têm a possibilidade de contato direto com tendências globais e parceiros estratégicos", afirma Terra.
A lista completa de estúdios que integram a delegação é composta por:
Aoca Game Lab
ARVORE
Clap Clap Games
Cyan Heart Studio
Druid Creative
Flutu
gamescom latam
Hermit Crab Game Studio
Hyper Dive Studio
Ilex Games
Indie Hero
Izyplay
Kokku Games
Kreativitas
Nuuvem
Red Twig Game Studio
Rockets Audio
Savegame Treinamento Pesquisa e Consultoria LTDA
Theogames LTDA
Trexx
UNITED GAMES
Webcore Games
Yellow Panda
YourMom
Nextframe Studio
Canvas Ink Games
BitCake Studio
Petit Fabrik
Instituto gamescon
Split Studio
IceHead Studio
32 Pixels
KGAME
Headscon
Flux
Pepita
GG Gonçalves Produções
EDUCADINHO
Leari Studios
Flying Frog Studios
White Wolfy
Kupka Games
Ânimacídio
Highgrounder Studio
Zudenken Games
GF Studio
Aquele Grupo Lá (João Pedro)
UX4INDIE
Assim como na edição 2024, a Abragames e a Brazil Games contam com a parceria do estado e da cidade de São Paulo, por meio do programa CreativeSP. A iniciativa levará cerca de 10 estúdios independentes para atividades de networking durante o evento.
Para mais informações sobre a Abragames, visite o site oficial da Associação.
SIGA TAMBÉM AS REDES SOCIAIS DO TME GAMES:








Comentários